“Eu até estou com vontade de migrar para as aulas online, mas eu preciso de um quadro para escrever as minhas fórmulas, explicações e tudo mais…”
“Como é que eu faço para usar uma lousa se eu estiver na aula online?”
Bora então falar sobre como você pode colocar algum tipo de quadro ou lousa virtual para o seu aluno nas suas aulas por vídeo chamada.
A questão aqui é que a gente tem várias opções diferentes e eu vou te oferecer quatro formas que você vai poder usar com sucesso nas suas aulas…
E aqui já vai uma dica de sucesso: além das 4 opções que trouxemos para resolver essa questão, também te explico qual é a melhor delas, na minha opinião.
Então leia o artigo até o final para entender direitinho os prós e contras de cada forma e escolher aquela que mais funciona para você e seus alunos!
Gravar o próprio quadro
A primeira forma é a mais simples que você poderia pensar e que muita gente já usa pelo que eu tenho visto, que é você simplesmente gravar o seu quadro físico mesmo.
Essa opção serve tanto para aulas gravadas quanto ao vivo. A dinâmica é a mesma de uma sala de aula: você fala para a câmera como falaria para os seus alunos e anota as explicações no quadro atrás de você quando precisar.
Mas, caso você escolha trabalhar dessa forma, tome o cuidado de fazer um teste antes!
Faça uma chamada de teste com um amigo ou familiar para ver como a imagem chega do outro lado, porque pode ser que a imagem fique espelhada, dependendo do software ou câmera que você usar.
Outros pontos importantes é checar se o quadro não está com reflexo da luz, se está legível para o aluno e completamente enquadrado na câmera!
Usar uma lousa virtual
Bom, a próxima possibilidade não é uma que eu gosto muito, mas se você estiver começando agora e sem condições de usar as outras, manda ver que vai dar certo!
Estou falando de usar uma lousa virtual, como é isso? Alguns aplicativos de videoconferência, como o Zoom, têm uma lousa virtual nativa dentro do programa…
Isso significa que você pode abrir o recurso no meio da chamada e escrever, desenhar, colocar ícones, imagens, recortar, etc.
Imagine um Paint, só que bem mais elaborado. E depois você pode salvar as imagens das anotações e enviar aos alunos também.
Então sim, lousas virtuais são uma boa ideia.
Eu falei do Zoom porque você pode usar gratuitamente. Agora, se você procurar no Google, vai encontrar várias outras opções que atendem ao que você precisa.
Usar uma mesa digitalizadora
Uma terceira opção que você pode utilizar é uma mesa digitalizadora. Ela não é exatamente um tipo de lousa virtual, é um tipo de entrada de informação que vai te ajudar bastante.
Nem sempre é fácil digitar fórmulas com números sobrescritos e subscritos no Word, por exemplo, assim como colocar raízes ou frações. Então a mesa digitalizadora seria ideal para isso.
Abaixo há algumas fotos para você ver como funciona, mas é mais ou menos um painel parecido com um tablet, disponível em vários tamanhos, que tem uma caneta.
Então você só precisa escrever nesse aparelho e as anotações aparecem em tempo real na tela do computador, que você pode exibir para o aluno compartilhando sua tela.
Assim, fica mais rápido para ele acompanhar o que você está fazendo, com você escrevendo à mão mesmo, sem precisar digitar.
Você vai encontrar mesas digitalizadoras de praticamente todos os preços possíveis. A Wacom by One é um exemplo muito bem visto e recomendado por professores.
Porém, conheço vários colegas que têm usado e tido um resultado bem legal.
E se quiser ver um exemplo de aula online usando uma mesa digitalizadora clique aqui!
Utilize o Google Apresentações
Por fim, e essa é a minha sugestão, você pode usar o Google Apresentações, que é um recurso do Google Drive. É aquele recurso que parece um “Power Point”.
Eu uso sempre! Quem já fez o curso Como Ensinar Idiomas Online comigo já sabe como funciona, é incrível e você pode usar tranquilamente.
É o seguinte: basta criar o arquivo no Google Drive, compartilhar com o seu aluno por e-mail, e vocês dois abrem ao mesmo tempo, cada um no seu computador.
Assim, tanto você quanto o aluno podem ir editando, digitando, colocando imagens e ambos podem acompanhar em tempo real.
Você não gasta mais conexão enviando imagens ou compartilhando a tela, não há nada mais simples do que isso. Além de funcionar em qualquer tipo de máquina, como tablets ou celulares!
Essa tem sido a minha opção preferida, mas agora você já tem informações para começar a experimentar aquela que mais combina com você!
Já escolheu a sua?
Bom, então aqui nós vimos quatro possibilidades de lousas virtuais: gravar diretamente a lousa, usar a lousa virtual, ter uma mesa digitalizadora ou utilizar o Google Apresentações.
Espero que tenha gostado, com qualquer uma dessas opções já vai ficar muito mais prático compartilhar conhecimentos com os alunos!
Inclusive, uma dica bônus é trocar ideias com outros Professores e perguntar quais recursos eles têm preferido e como foi a experiência.
E por falar em compartilhar conhecimento, aproveite para mandar esse artigo para outros Professores, que vão te agradecer por essas dicas.
Abaixo você também encontra conteúdos relacionados que vão te ajudar muito!
Um abraço e sucesso nas suas aulas!