capa-curso-pronuncia

Veja os melhores exercícios e estratégias para ensinar pronúncia e ritmo a seus alunos de língua estrangeira.

Aulas de pronúncia que realmente farão a diferença!

Sabe quando aqueles exercícios de pronúncia de alguns livros parecem estranhos, inúteis e fora de contexto?

Pois é. Esqueça tudo aquilo e veja como as aulas de pronúncia realmente deveriam ser, de acordo com especialistas da área.

SÃO 10 AULAS AO VIVO REPLETAS DE
TÉCNICAS, EXERCÍCIOS E REFLEXÕES!

Ipa-chart-vowels

Aula 01 - Introdução à Fonética e Fonologia

» Introdução geral ao curso, perspectivas e troca de ideias e experiências entre os professores.

» O que são as áreas de Fonética e Fonologia?

» Uma visão histórica da Fonologia e o papel dela na ciência e no ensino.

» Apresentação do quadro de símbolos fonéticos e explicação de como ele é organizado.

» Nessa aula iremos introduzir o quadro fonético, explicando o comportamento e distribuição de consonantes e vogais.

Aula 02 - Conceitos primários da fonologia, parte 1: vogais e consoantes

» Retomaremos o quadro fonético e vamos explorá-lo minuciosamente, discutindo as características articulatórias da produção de sons da fala.

» Nessa aula vamos analisar os traços que distinguem uma vogal e uma consoante e a estrutura que propicia a sílaba.

IPA-chart
teach-er

Aula 03 - Conceitos primários da fonologia, parte 2: sílabas e palavras

» Tendo compreendido os conceitos que explicam os segmentos articulatórios, iremos abordar como eles se agrupam e qual comportamento as estruturas silábicas adotam.

» Além disso, focaremos em discutir quais sons são diferentes entre português e inglês e que tipo de dificuldades eles podem causar ao serem ensinados e aprendidos por alunos brasileiros.

Aula 04 - O ritmo

» O estudo do ritmo é importante pois toda a fala humana é baseada em variações melódicas. A forma mais fácil de perceber isso é pensando como toda língua possui sílabas tônicas e o efeito que é gerado quando mudamos o acento de lugar. Em linhas gerais, toda fala é um encadeamento de sons mais fortes e mais fracos e o ouvido humano é altamente adaptado para perceber essas diferenças.

» Dessa forma, compreender o que se espera do ritmo do inglês permite criar autonomia para o aluno dominar processos como a duração esperada de uma preposição átona como “to” ou “for”. Essas preposições se tornam extremamente fracas devido ao ritmo do inglês e os alunos costumam realçar demais elas. Esse tipo de comportamento faz com que eles não sejam capazes de identificar quando um nativo pronuncia esses sons de maneira natural.

» Para isso, todas as aulas do curso vão abordar essas questões desde a percepção articulatória da boca até a estrutura acústica, pensando na duração e intensidade de cada palavra.

ritmo-music
equipamentos

Aula 05 - Qualidade de gravação e ferramentas

» Nesta aula iremos discutir o que é importante para fazer gravações claras e boas para análise. Além disso, iremos gravar todos os professores para que eles possam utilizar as próprias gravações nos exercícios.

» Também apresentaremos como utilizar uma gama de ferramentas, como Excel, Google Drive, etc. para acelerar as análises e manter registros de dados online, com menor risco de perda.

» Para que o professor se acostume com as ferramentas, ofereceremos um acompanhamento durante a semana com atividades focando em utilizar os aplicativos descritos em aula.

Aula 06 - Modelo de aula

» Como ministrar uma aula de ritmo.

» Os professores serão guiados por uma aula como se fossem alunos para compreender a experiência que o aluno terá durante os exercícios.

mesa-prof
simbolos-foneticos

Aula 07 - Teoria aplicada ao modelo

» Explicações sobre como os exercícios da aula anterior podem ser explicados empregando os conceitos da fonética e fonologia.

» Iremos abordar de forma detalhada todos os processos de ritmo que ocorreram com o áudio usando na aula. O intuito é fazer com que o professor perceba um campo da fonologia que não é muito explorado em materiais didáticos, mas que possui uma riqueza de informações que servem para alunos iniciantes e avançados.

Aula 08 - Formas de Onda e Espectrogramas

» Aula técnica utilizando o Praat, um software de análise acústica, para compreender de forma direta como os elementos fonológicos se comportam. Utilizaremos áudios modelo e os áudios gravados durante a aula.

» As análises ficarão como a imagem a seguir:

praat-espectograma
ritmo-musical

Aula 09 - Retorno à teoria de ritmo

» Como o ritmo do português brasileiro difere do ritmo do inglês americano?

» Nesta aula, reunindo tudo o que estudamos até o momento, iremos analisar as diferenças e semelhanças entre o ritmo do português e do inglês, a fim de investigar o que merece realce durante o treinamento com os alunos e o que é bem mais fácil de ser depreendido.

Aula 10 - Encerramento

» Momento de tirar dúvidas e refletir sobre as questões abordadas.

perguntas

DEPOIMENTOS

Veja só a opinião de quem fez o curso, adorou e já foi pro próximo módulo!

pri-at-sea
larissa-klober
jaqueline-fragozo
adriel-silva
eliane-benedito
isabelle-charyse
debora-modenes

Esta é a chance de juntar a teoria acadêmica de ponta com os potenciais pedagógicos de suas aulas e atividades.

Este curso encontra-se com as turmas já em andamento.

Coloque seu nome e email abaixo para receber notificações das próximas turmas.

SOBRE O PROFESSOR

Conheça o profissional para ter a certeza de um ótimo trabalho

Carlos Nascimento é formado em Letras e mestrado em Linguística pela UNESP e atua como professor de inglês há 12 anos.

Concluiu o Mestrado pela mesma instituição com a dissertação: Questões de ritmo no ensino de inglês para aprendizes brasileiros que pode ser acessada através do link: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151198

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

Tire suas dúvidas para garantir uma ótima experiência!

Valores e Pagamentos

Você não terá qualquer custo após a compra do curso. O conteúdo descrito nas respectivas páginas dos cursos e suas atualizações serão disponibilizados integralmente a você sem nenhum tipo de custo adicional.

Você poderá escolher por realizar o pagamento à vista por boleto bancário ou cartão de crédito. Caso prefira, poderá parcelar no cartão de crédito em até 12x (com juros do próprio cartão).

Sim. Nossas vendas são intermediadas pela plataforma financeira Eduzz que está no mercado há muitos anos facilitando a venda de conteúdos e produtos digitais além de realizar rapidamente e com segurança todas as nossas transações financeiras há mais de 3 anos. A compra através da plataforma financeira da Eduzz é de total confiança e segurança.

Detalhes sobre os Cursos

Não. Como as aulas são ao vivo você poderá fazer o download de todos os materiais de estudo como apostilas, PDFs, ferramentas e imagens que fizerem parte das aulas, porém não poderá fazer o download das aulas em si para assistir offline.

Pelo contrário, é muito fácil! Todas as aulas serão feitas pelo Skype e o material oferecido por links diretos ao Google Drive.

Serão 10 encontros ao total feitos ao vivo com Carlos Nascimento por Skype.

Tenha resultados práticos de pronúncia dos seus alunos!