equipamentos-para-aulas-online

Uma das perguntas com maior frequência nas mídias sociais tem a ver com equipamentos necessários para aulas online. Apesar de já haver mencionado isso em outras ocasiões, vou sintetizar aqui tudo o que você precisa saber a respeito:

Antes de começar, quero dizer que gosto muito desse assunto, antes de ser professor de inglês (há um bom tempinho atrás) eu era professor de informática e também já toquei em banda, além de já estar 100% online há mais de 2 anos e tenho conteúdo gratuito e pago sobre isso lá na DeProfPraProf. Então posso afirmar com certeza todas as informações a respeito de software, hardware, e captação audiovisual que escrevo abaixo.

Vamos lá, em primeiro lugar, dê uma olhada nesse vídeo que vai te apoiar bastante:

Agora aqui vai uma detalhada e muito útil descrição sobre os equipamentos em si, junto com algumas sugestões e dicas. Leia tudo com bastante atenção:

Conexão de Internet

O principal item, na verdade, não é um equipamento, mas um serviço: a conexão de internet.

Por mais complicado que seja encontrar uma operadora minimamente razoável (e eu sei que às vezes é quase tarefa impossível), é fundamental ter uma internet que funcione.

Sobre a velocidade, você vai precisar de uma internet de 10mb ou acima. Isso porque a taxa de upload (a que você envia a sua informação) costuma ser 10% da taxa de download. Então se você contrata a de 10mb, estará com download de 10mb e upload de 1mb, que é o mínimo recomendado.

Fiquei muito tempo com uma conexão que tinha essas configurações e tudo funcionava normalmente, podendo inclusive abrir vídeo do YouTube e compartilhar tela com o aluno ao mesmo tempo em que fazia a aula por videoconferência.

Caso não saiba ou queira confirmar qual as características da sua conexão, acesse http://www.speedtest.net/pt e clique em “Já”.

Pontos importantes:

– O número de pessoas que estiverem na chamada com você vai impactar somente na taxa de download (você estará recebendo imagem de muita gente), mas não na de upload, já que é só 1 de qualquer forma. Logo, mesmo que tenha 6 pessoas em videoconferência com você, 10mb já será suficiente. Mesmo sendo o instrutor ou participando de webinários com mais de 100 participantes simultaneamente assistindo, nunca precisei de uma velocidade maior que 10mb de download e ~2mb de upload. Verdade que comprovei várias vezes! Mais velocidade do que isso, pensando somente em aulas online, não é necessário;

– Na maior parte das vezes o problema da sua chamada de videoconferência não é a velocidade de internet nem o aplicativo que esteja usando, mas sim as oscilações no sinal de internet, que podem se intensificar dependendo da tecnologia (cabo antigo, por exemplo) usada e de instalação sofrendo interferência de ruídos elétricos ou magnéticos;

– Caso não encontre uma boa empresa de internet na sua região, procure por empresas de internet a rádio que sejam devidamente homologadas na Anatel. A qualidade das conexões a rádio melhorou incrivelmente de um tempo pra cá e eu mesmo passei 2017 quase inteiro com uma conexão a rádio de ótima qualidade na minha cidade;

– Parta do princípio que todas as empresas de internet são essencialmente ruins (porque são mesmo), o negócio é perguntar na sua região qual é a menos pior.

Computador de Mesa / Notebook

Continuando, sobre o computador, não há nenhuma necessidade de ser um top de linha. Notebooks ou computadores medianos já darão conta do recado.

O que importa é que ele consiga abrir os programas que você vai usar, como Skype/Zoom/Appear/Hangouts, pacote Office, Google Chrome, etc, sem travar ou demorar demais.

Se o seu computador estiver muito lento, talvez uma formatação ajude e na maioria dos casos trocar o HD por um SSD é um investimento um pouco mais financeiramente pesado, mas que traz um excelente retorno (eu não trabalho mais sem SSDs nos meus 2 computadores porque a diferença é realmente muito grande).

Sobre acessórios, vamos dividir entre vídeo e áudio.

Vídeo

Vídeo: A melhor webcam com preço acessível do mercado é a Logitech C920. Ela tem qualidade de vídeo Full HD e é realmente excelente.

webcam-logitech-c920

Logitech C920

Se estiver começando e apertado financeiramente, a câmera embutida do notebook vai dar pro gasto, mas realmente vale a pena investir na C920 o mais rápido possível, garanto que a gente fica até mais bonito no vídeo.

Tem também a Logitech C270, mas pela diferença de preço eu investi direto na C920 e posso afirmar que a diferença de qualidade é bem grande.

webcam-logitech-c270

Logitech C270

– Dica: O áudio da Logitech C920 – não – é dos melhores, atente para a parte abaixo sobre áudio.

Assista ao vídeo abaixo com um comparativo simultâneo entre as webcams Logitech C920, Logitech C270, Microsoft HD-5000 e uma webcam embutida de notebook:

Áudio

 

Áudio: Aqui você tem muitas opções e a mais comum é um headset (fone + microfone). Procure comprar algum com preço acima de 100 reais (os mais baratinhos são muito fracos) e certamente terá bons resultados.

Particularmente, tenho o Microsoft LifeChat LX-3000 há uns 3 anos e ele é excelente.

headset-microsoft-lx-3000

Microsoft LifeChat LX-3000

– Dica: Diferente da webcam, o microfone e o som embutidos do notebook são de péssima qualidade e realmente aconselho o uso de um fone de ouvido o quanto antes.

– Dica2: Caixas de som não são adequadas (a não ser que você entenda de propagação de som e queira usar um microfone condensador), porque causam eco na voz. O microfone capturaria o áudio do aluno e o enviaria de volta pra ele, produzindo um efeito extremamente incômodo.

 

Além disso tudo, tem um curso específico para você aprender cada detalhe necessário para começar o mais rápido possível suas aulas online de qualidade e com segurança. Corra e já dê uma olhada nesse link pra fechar com chave de ouro: https://deprofpraprof.com.br/comoensinaridiomasonline/

Aviso importante: Dizem por aí que quando a gente migra pro online gosta tanto que não volta mais pro presencial, hein?  😉 

Estou disponível nos comentários, pode me gritar lá que te apoio com o que precisar!

Vinicius Diamantino

Vinicius Diamantino

Opa, tudo joia? Meu nome é Vinicius Diamantino, eu sou o fundador do Portal DeProfPraProf, Professor de Inglês há mais de 11 anos e Master Coach com foco educacional. Além de Professor de vários cursos aqui do Protal também escrevo artigos para o Blog interno e para alguns dos maiores blogs de Ensino de Língua Inglesa do Brasil: o Blog Disal e o Blog RichmondShare.

DEPROFPRAPROF-LOGO-COLORIDO-HORIZONTAL

© 2018 DeProfPraProf. Todos os Direitos Reservados.