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Esse texto tem um tom crítico mais pesado, portanto para aprender a ter mais alunos particulares leia-o com muita atenção e mantenha uma mente aberta para entender como o seu mindset afeta diretamente suas vendas.

Dentre as centenas de colegas Professores Particulares que tive o prazer de conhecer, posso contar nos dedos das minhas mãos quantos realmente entendiam a profundidade, deveres e riscos inerentes a administrar o seu próprio negócio.

A boa notícia é que a grande maioria desses professores estava realmente interessada em desenvolver-se linguística e pedagogicamente a fim de proporcionar a melhor experiência possível a seus alunos.

A má notícia é que, isoladas, as habilidades linguísticas e pedagógicas não trazem mais alunos particulares para você.

É isso mesmo!

Lembre-se que o importante não é quanto conhecimento você tem, mas sim o que você é capaz de produzir com todo esse conhecimento e quais resultados obtém.

Sempre que eu falo essas frases em grupos de professores alguém faz questão de relembrar a velha máxima: “A indicação é o melhor marketing que existe! Se eu faço um bom trabalho, meus alunos me indicarão!”.

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E é claro que eu concordo, sim, com essa afirmação. Com certeza a indicação é a melhor forma de se prospectar clientes, já que o indicado já chega com uma pré-aceitação estabelecida e o profissional poderá acordar um contrato com um pouco menos de “esforço”.

Contudo, vamos lá: se você está começando agora a dar aulas particulares provavelmente ainda não tem uma rede de relacionamentos bem estruturada e, assim, não tem de onde tirar indicações para conseguir mais alunos particulares.

E agora?

Vai ficar sentado esperando os alunos chegarem até você ou vai se mexer para encontra-los?

Infelizmente o que mais tenho visto são Professores Particulares parados, reclamando da crise, da falta de interesse dos alunos que não o procuram e tentando entender porque os outros professores particulares têm a agenda lotada enquanto eles não.

Hoje, dia 23/05/16, estamos vivendo uma crise financeira e política e, apesar disso, tenho vários professores de idiomas particulares me reportando estarem com agendas cheias, outros fechando uma média de 2 a 3 novos alunos por semana e todos aumentando seus preços hora/aula.

Eu sei que a próxima frase é óbvia, mas você realmente precisa ouvi-la (lê-la) mais uma vez:

O Professor Particular é DONO DO PRÓPRIO NEGÓCIO!

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Sim! Um negócio!

A partir do momento que você decidiu se tornar um Professor Particular, você passou a ser um empreendedor (daí o nome MEI) e tem a obrigação de gerir o seu negócio da melhor forma possível, sob risco de ficar seriamente endividado caso não o faça.


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Se você é um Professor Particular, livre-se de uma vez por todas da frase: “Eu sou professor, não sou vendedor e nem sei vender.”

Sabe por quê?

Por que todos os negócios do mundo tem um único objetivo em comum:

DAR LUCRO!

Simples assim.

Se um negócio não dá lucro, ele quebra.

E se você for Professor Particular provavelmente suas aulas são parte fundamental (senão o total) de suas receitas para o pagamento das contas de sua vida pessoal, ou seja, se o seu negócio não dá lucro, VOCÊ QUEBRA.

Não só o negócio quebra, você quebra junto, já que você É o negócio.

É aí que está o maior risco do empreendedorismo.

Enquanto você estiver trabalhando em uma escola verá que normalmente desfruta do conforto de já ter os alunos te aguardando para iniciar a aula, porque o responsável pela prospecção de novos alunos é a equipe comercial da escola e não você.

Outra vantagem: se a escola quebra, você vai para outra escola.

Sem multas, sem dívidas, sem hipotecas.

Você simplesmente se muda de escola e tudo continua.

Por outro lado, quando você é Professor Particular, ou vai atrás e prospecta o maior número de alunos possível, ou vai quebrar e sobrará com multas, dívidas e hipotecas em sua vida pessoal.

É justamente por isso que a falta de visão empreendedora do Professor Particular em geral é algo que me preocupa profundamente.

Mas antes de culpar o profissional, vou apontar o dedo para um dos responsáveis por essa visão limitada: o inconsciente coletivo.

O que é inconsciente coletivo?

De uma forma extremamente simplificada, inconsciente coletivo é o nome dado para os pensamentos e ações que um indivíduo perpetua, geração após geração, de forma automática.

Na maioria dos casos esse efeito de “seguir a boiada” vem de arquétipos herdados de ancestrais, mas também pode ser difundido pelas mídias de massas, que controlam o que nos mostrar e as nossas opiniões.

Exemplos disso são os professores homenageados em cadeia nacional.

Me lembro de assistir a essas reportagens na TV enquanto ainda era criança e quase sempre os homenageados melhores professores do país são aqueles que moram em uma região muito pobre, tem que caminhar vários quilômetros sob sol quente e cruzar um riacho num barquinho precário para chegar à uma construçãozinha velha onde ensina voluntariamente um grupo de crianças e adolescentes carentes.

Não confunda minhas palavras:

É CLARO que as ações desses profissionais que se esforçam tanto em condições tão precárias são LOUVÁVEIS e DIGNAS DE MUITAS HOMENAGENS, AGRADECIMENTOS E MÁXIMO RESPEITO.

Eu quero apenas ressaltar que não tem que ser sempre assim!

Um excelente professor brasileiro pode, sim, ter dinheiro, um negócio próprio rentável e desfrutar de uma vida financeiramente próspera.

Ele merece.

Eu mereço.

Você merece.

Tome muito cuidado com o que você pensa e fala, já que é possível que você esteja apenas reproduzindo pensamentos de outras gerações perpetuados em uma fala desprovida de reflexão.

Isso é importante, releia o parágrafo acima.

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Para que você fixe bem a ideia, vou repeti-la com outras palavras:

Quando você diz que “professor não nasceu para ser rico” ou alguma balela do tipo, na verdade você está apenas reproduzindo e perpetuando um pensamento limitante.

Você não conhece nenhum professor que conseguiu ganhar uma boa quantia de dinheiro?

Uma rápida busca na internet e verá que existem alguns professores que conseguiram otimizar o que faziam e tornaram-se milionários dando aulas de inglês honestamente no Brasil.

Então sim. É possível que professores enriqueçam.

Mas talvez você nem almeje “ser rico”.

Talvez você deseja apenas poder contar com uma renda financeira mensal que te permita desfrutar de boa qualidade de vida com sua família e amigos.

Se for isso, está mais fácil ainda!

Mas, para que isso aconteça, a primeira tarefa é entender que as suas aulas particulares são um negócio e devem ser tratadas como tal.

Indiscutivelmente, um ótimo nível de idioma e de didática são indispensáveis para o conteúdo das aulas, mas, se você não tiver uma boa noção de marketing e vendas, você sequer terá mais alunos particulares para poder ensinar todo esse conteúdo que se sacrificou e se esforçou tanto para conseguir adquirir.

Se lembra o que mantém qualquer negócio vivo?

O LUCRO!

E sabe como você consegue fazer com o que seu negócio (aulas de idiomas) gere lucro?

VENDENDO!

E sabe como você atrairá mais alunos particulares que estão interessados em contratar o seu serviço?

DIVULGANDO!

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Afinal, como conseguir mais alunos particulares?

Podemos resumir a grosso modo que um negócio é formado por um tripé:

CONTEÚDO – COMUNICAÇÃO – ENTREGA

Sendo que:

Conteúdo é o resultado que você oferece ao seu cliente. Ex: Falar inglês.

Comunicação é a forma como você fala para o mercado que você está oferecendo um serviço e consegue persuadir o seu potencial cliente a comprar de você e não de qualquer outro. Ex: Anúncios estratégicos

Entrega é a forma com que você proporciona o que prometeu. Ex: Aulas de inglês

Mais uma vez: não adianta focar todas as suas energias no conteúdo, se a sua comunicação e entrega estão falhos.

Aqui vai um breve questionário de “sim” ou “não”, responda-o com sinceridade:

– Você sabe fazer anúncios com aspecto profissional?

– Você sabe o que são e sabe utilizar gatilhos mentais?

– Você divulga o seu trabalho constantemente?

– Você prospecta novos clientes/alunos consistentemente?

– Você sabe vender?

– Você se acha um bom vendedor?

– Você sabe, decorado, todas as etapas de uma entrevista inicial para venda?

– Você tem uma apresentação de vendas altamente eficiente preparada?

– Você já fez algum curso de marketing?

– Você já fez algum curso de vendas?

Se você respondeu “não” para muitas das perguntas acima, provavelmente o seu negócio enquanto Professor Particular não vai muito bem.

Para todos os que responderam “não” para algumas das perguntas acima, eu lhes sugiro um Curso sobre Marketing Básico e Vendas especificamente preparado para Professores de Idiomas Autônomos que vai lhe ensinar como conseguir mais alunos particulares e foi preparado de Professor Autônomos, para Professor Autônomo.

Neste curso você internalizará a sua função enquanto profissional autônomo e dono do próprio negócio, assumindo o protagonismo da sua própria carreira ao invés de ficar “pulando de escola em escola”.

Clique aqui e conheça um curso que poderá potencializar seu marketing e suas vendas, lhe trazendo mais alunos particulares além de te possibilitar aumentar seus valores hora/aula e até mesmo ter autonomia para, de certa forma, escolher os alunos com os quais deseja trabalhar.

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Créditos de imagens: Geração de Valor, Freepik.com e Diamantino Coaching. 

Vinicius Diamantino

Vinicius Diamantino

Opa, tudo joia? Meu nome é Vinicius Diamantino, eu sou o fundador do Portal DeProfPraProf, Professor de Inglês há mais de 11 anos e Master Coach com foco educacional. Além de Professor de vários cursos aqui do Protal também escrevo artigos para o Blog interno e para alguns dos maiores blogs de Ensino de Língua Inglesa do Brasil: o Blog Disal e o Blog RichmondShare.

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