Se você é Professor Particular, já viveu aquela situação de não saber o que está dando errado no seu marketing, certo?
Pois é, eu te compreendo e sei o quanto essa fase é confusa. Mas, a boa notícia é que com experiência ela vai sendo superada, conforme você aprende o que funciona de verdade!
E pra te ajudar nesse processo, quero te contar hoje o pior erro de marketing para Professores e por que esse é o principal erro…
Qual o pior erro de marketing para Professores?
Então, eu já vou abrir o jogo agora: o pior erro é você copiar modelos prontos de marketing de escolas ou agências de propaganda!
O principal erro é você ir lá no Facebook, Instagram, pegar o folder da escola particular e copiar o que eles estão fazendo ou fazer algo muito parecido com aquilo.
“Mas por que Vini? Se eles fazem e dá certo, porque vai dar errado comigo?”
Entenda seu tipo de serviço
Você não é concorrência da escola particular. A escola grande não é sua concorrente porque você trabalha com particular, ou seja, com muito menos alunos e tem um cuidado muito mais personalizado com eles.
Ainda que sejam aulas em turmas, você sabe que esse é um trabalho personalizado, porque você não tem turmas de 40 alunos! São turmas bem menores e aí você consegue oferecer um serviço um pouco mais personalizado.
Então você pode sim cobrar um pouco mais caro, e se decidir cobrar o mesmo valor, você já sai na frente por ter um serviço mais especializado.
Mas, nesse caso, você precisa mostrar que tem um serviço melhor!
Se você passa pelo mesmo caminho de marketing, pelo mesmo formato de divulgação que as escolas, o que você está comunicando para o seu possível cliente é que você tem o mesmo que a escola para oferecer.
Porque ele vai ficar com você se ele pode ficar com a escola que tem muito mais nome, tem 20 anos de tradição e tem uma franquia com 500 unidades do brasil?
Entende? Então se o maior erro é você copiar o marketing da escola, o que que eu sugiro?
O que a sua concorrência faz?
É melhor você procurar outros Professores Particulares que já trabalham há mais tempo, que estão recebendo muitos alunos, que estão com agenda lotada, que já estão contratando outros Professores e observar o que eles estão fazendo…
Essas pessoas terão, de uma forma ou de outra, mais experiência em marketing para professores.
É acompanhar que tipo de postagens eles fazem… Onde eles estão? Eles fazem coisas no Instagram, em um blog? Eles pagam anúncios patrocinados? Eles arrumam eventos? Eles têm indicação? Eles batem na porta das empresas?
O que galera que já está mais bem-sucedida está fazendo? E aí também não adianta ir até o perfil de um Mairo Vergara ou Rhavi Carneiro da vida, que fazem enormes lançamentos de múltiplos 7 dígitos…
Perceba que eles também não são sua concorrência. Você precisa procurar professores que mais ou menos acima de você. Eles têm um pouco mais de sucesso que você, mas não são milionários com empresas enormes.
São simplesmente professores que têm mais receita e mais alunos.
E o próximo passo?
Aplicando a melhor solução para você
Depois de entender o marketing para professores que esses profissionais estão fazendo, a minha recomendação não é copiar igualzinho, mas se inspirar para criar a sua divulgação em cima daquelas coisas que eles têm feito.
E aí, a minha sugestão é que você procure pelo menos uma meia dúzia de perfis nesse formato, para identificar o que eles estão fazendo em comum para que você possa fazer também, tanto no texto, quanto na arte e até no formato do negócio.
Outra coisa importante:
É mais importante, ao invés de sair copiando modelos prontos, contratar uma consultoria que é focada em melhorar a sua atuação e a sua captação de alunos.
É melhor você contratar um consultor para dizer o que você está fazendo de errado e quais são as ações de marketing vão dar mais resultado no seu caso…
E aí você tem um trabalho personalizado para você!
“Mas isso não é um pouco caro?”
Sim, não é com quaisquer 50 reais que você vai contratar um consultor, principalmente um de qualidade que tenha muita experiência em marketing para professores.
Mas porque isso vale à pena?
O diferencial de um consultor
Ter a opinião de um consultor pode mudar radicalmente a forma como você está vendo o seu negócio e usando o marketing para professores.
Ainda sobre valores: imagine que você vai cobrar 250 reais de um aluno em uma turma de 10 alunos… Esse valor já consegue cobrir um bom consultor.
Então se possível, marque uma consultoria!
Eu quase não consigo mais pegar horários de consultoria, porque eu tenho vários projetos e atividades pra gerir ao longo da semana, mas às vezes eu também consigo marcar horários.
Então envie um direct para mim no Instagram no @deprofpraprof, o meu valor não vai ser 250 reais, mas com alguns alunos você já vai pagar a sua consultoria e eu garanto que vai valer muito a pena.
Você vai entender exatamente o que funciona e vai saber como fazer, o que é muito melhor e te dá muito mais autonomia para gerir o seu negócio do que ficar copiando modelos prontos de outras pessoas sem certeza do que você está fazendo.
Outra coisa que a gente precisa entender quando a gente olha uma campanha de marketing de uma escola é que existem diversos objetivos por trás dela.
E esses objetivos também variam de acordo com a fase do “funil de vendas” que a empresa está trabalhando.
Se você ainda não conhece esses termos, com uma rápida pesquisa você vai encontrar muita gente explicando do que se trata e como funciona…
Mas o importante é entender que uma escola por exemplo, muitas vezes está focando em topo de funil, que significa enviar uma divulgação para o máximo de pessoas possível, para que muita gente saiba que aquela marca existe.
É a mesma coisa que as empresas que fazem anúncio na Globo, por exemplo no Big Brother, fazem. Imagine que você está assistindo ao BBB e aparece uma propaganda da Americanas. Ninguém vai desligar a TV na hora e comprar algo na Americanas!
O objetivo não é esse, mas sim que você se lembre que aquelas marcas existem para que na próxima vez que você precisar de alguma coisa, você pense naquela marca e não na concorrente.
Mesmo investindo milhões de reais, essas empresas estão apenas trabalhando reconhecimento de marca e não conversão, que é fundo de funil, que é exatamente o que você precisa trabalhar para captar alunos.
São essas diferenças entre marketing de escolas e marketing para professores que um consultor vai poder te explicar.
O que ninguém te conta sobre o marketing para professores
E por fim, entenda algo muito estranho, mas muito verdadeiro: a maioria das empresas e agências de marketing não sabe o que tá fazendo mesmo!
E eu não estou brincando, eu sou contratado para oferecer consultoria para direção da escola, para área de captação de alunos, para a equipe de marketing da escola, e muitas das vezes eles não sabem o que estão fazendo.
Então não copie!
Faça, se você tiver a oportunidade, cursos como o Missão Agenda Cheia, que foi oferecido há alguns meses aqui na DeProfPraProf.
Nesse curso, eu ensinei como você pode captar alunos, encher sua agenda, fazer seu marketing de uma forma que realmente funciona e multiplicar em até 5x a sua renda!
Eu tenho mais de 8 anos de experiência nessa área e mais de 12 mil clientes professores que já passaram comigo e agora é sua vez de participar…
Então fique de olho nos próximos cursos para aprender mais sobre marketing para professores e a gente se vê em breve, ou nas formações da DeProfPraProf ou nos próximos conteúdos.
Muito sucesso pra você!