Você encontrou uma pessoa que quer fazer aula com você, mas como fazer entrevista inicial e a aula experimental?
Neste artigo eu quero falar sobre entrevistas iniciais, aulas experimentais e a anamnese necessária sobre as necessidades do aluno antes de fechar um contrato…
Ou até mesmo necessárias para que o aluno se sinta acolhido e confie em você para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Para entrar nesse assunto, é necessário abordar um dos principais erros dos Professores Particulares no primeiro contato com o aluno, afinal, é muito comum não saber como fazer entrevista inicial.
O Principal Erro dos Professores no Primeiro Contato
A maioria dos interessados nas aulas, para não dizer todos, irá fazer contato com você através do WhatsApp ou das suas páginas nas redes sociais
E nesse cenário, o ideal é não negociar por telefone e nem por chat no seu primeiro contato.
Por que esse é o caminho mais rápido para perder o aluno!
A conversa na maioria das vezes vai girar em torno dos horários, valores e condições de pagamento, sem que você possa mostrar o maior trunfo dos professores particulares:
Acolhimento individual e montagem de um plano de aulas especializado e personalizado!
Então a ideia é você levar essa pessoa para uma entrevista inicial, onde você, durante a conversa, vai ter tempo para explicar sobre como funcionam suas aulas e vai poder também ouvir o aluno sobre as expectativas dele.
Sem entender a situação do aluno você não tem como entregar uma solução de qualidade, que vai atender as necessidades ou os objetivos daquele aluno, ou seja, que vai realmente entregar resultados para a vida dele.
Então, aconteça o que acontecer, nunca mais negocie suas aulas por chat!
Dentro da Missão Agenda Cheia, eu ensino várias estratégias para você levar o aluno para essa primeira conversa de forma muito leve e convidativa…
Além de te mostrar um arsenal de estratégias para o momento da conversa, que farão seu aluno sentir que você realmente é o melhor professor que ele poderia ter, e que o valor que você cobra (seja qual for) na verdade é muito barato perto da qualidade do seu atendimento
Ou seja, é um conteúdo que vai muito além de como fazer entrevista inicial
Você pode dar uma espiada na MAC clicando nesse link!
Primeiro Passo: Recebendo o Aluno
A primeira coisa que você vai fazer assim que encontrar o aluno, seja pessoalmente ou por videoconferência, é quebrar o gelo com uma conversa descontraída, que não seja relacionada com a aula, e sim sobre assuntos diversos para gerar uma aproximação e empatia.
Segundo Passo: Como Fazer Entrevista Inicial
A segunda coisa é a entrevista inicial, que funciona como uma investigação. É aquele momento onde você vai perguntar tudo da vida do aluno relacionado ao aprendizado daquela matéria que você ensina.
No meu caso, como sou professor de inglês, costumava perguntar tudo relacionado com o ensino de inglês para ele, em todo tipo de experiência:
Tudo que ele já fez sobre aulas ou curso, todas as soluções com as quais ele já se frustrou, todas com que ele já teve sucesso, quais são seus objetivos, onde ele quer chegar, quais são as metas, quais são os prazos que ele tem para cumprir essas metas, e por aí vai.
Ou seja, eu quero saber de todos os detalhes a respeito do que aquele aluno está precisando aprender e quais são suas expectativas.
Terceiro Passo: Apresentação
Depois de ouvir tudo sobre o aluno, agora você vai apresentar pra ele como funciona o seu trabalho, as suas aulas, as suas tarefas, e como vão ser dadas as lições para que ele possa chegar ao objetivo dele.
Lembre dos seus diferenciais, do seu público-alvo, e que você tem que resolver o problema do aluno.
E eu falo muito sobre isso também na Missão Agenda Cheia (MAC) e te ensino como fazer isso da melhor forma possível!
Então, a pergunta que você deve se fazer é: De que forma você vai resolver o problema do seu futuro aluno?
Lembra que ele não está preocupado em saber informações técnicas da aula nesse momento.
Ele também não quer saber de nivelamento, nem de qual é o livro, se é importado ou não. Muitas vezes, o seu aluno nem tem conhecimento sobre a relevância desses detalhes.
Nesse momento, ele só quer saber como você vai resolver o problema dele, quanto tempo vai levar e quanto vai custar.
Entenda que existe uma diferença:
Uma coisa é você saber sobre a aula, outra coisa é saber sobre a solução do seu problema. Particularmente eu prefiro não falar sobre preço nesse momento da apresentação.
Eu prefiro falar sobre o que eu faço, como funcionam as atividades na minha aula e quais são os diferenciais que eu vou utilizar para resolver o problema dele.
Quarto Passo: Entregando algum valor imediatamente
Na verdade, o quarto passo pode variar de acordo com o seu perfil de professor.
No meu perfil de venda, é aqui que entra a aula experimental, que eu não costumo cobrar e que vai durar em torno de 20 a 25 minutos.
Neste tempo você vai apresentar uma pequena parte da sua aula só pra ele ver como as atividades acontecem e qual é a dinâmica dela.
E, uma dica de ouro pra você, que é uma das principais dicas que eu dou lá dentro da MAC é:
O resultado da aula experimental para o aluno tem que ser alguma coisa que na cabeça dele é prático.
Então, ele tem que sair da aula experimental já entendendo que ele aprendeu alguma coisa que ele já pode colocar isso em prática sozinho.
Sendo ele iniciante ou avançado, você vai avaliar o que é importante pra ele e mostrar as possibilidades de como colocar a aula em prática no dia a dia e segundo as necessidades que você já descobriu que ele tem.
Quinto Passo: Agora sim chegamos ao preço
Só depois das etapas descritas até aqui é que você vai falar com o aluno quanto custa, quais são as formas de pagamento, como funciona a questão do contrato e, de preferência, você já vai sugerir que ele feche com você.
Na sequência, o ideal é combinar um dia de imediato para iniciar as aulas, sugerindo alguns dias possíveis da sua agenda.
Em seguida, você pega os dados dele e entrega o contrato no dia da primeira aula.
Passo Bônus: O ingrediente secreto que lota sua agenda
Essa é a forma que eu utilizo pra fazer as entrevistas iniciais.
Experimente seguir essa sequência e você já vai conseguir muito mais alunos do que costumava captar.
Porém, eu imagino que o seu objetivo seja poder encher a sua agenda e ainda ter fila de espera.
Isso é algo que, caso você tenha interesse, eu ensino dentro da Imersão Missão Agenda Cheia, como um passo a passo assim como você viu nesse artigo, e de forma ainda mais detalhada!
Dentro da MAC nós praticamos juntos a entrevista inicial entra os Professores e vamos aprimorando seus métodos de forma refinada.
Além de que também vai melhorar sua estratégia comercial e te ensinar como passar a ganhar mais trabalhando menos horas, poder escalar suas aulas particulares e ganhar até 5x mais do que em escolas
Veja aqui os depoimentos dos Professores que já atingiram esses resultados e como eles fizeram!
Até a próxima e sucesso com suas aulas!