Professores de idiomas mais experientes que participam de grupos abertos de discussões se deparam frequentemente com uma pergunta clássica sobre escolha de material didático:
“Alguém pode me indicar um material de inglês para trabalhar com alunos iniciantes?”
Todos nós, professores de idiomas, já fizemos essa pergunta em algum momento de nossas carreiras, sejamos experientes ou iniciantes na arte de lecionar.
E está tudo certo!
Superficialmente falando, não há problema em pedir indicações sobre a escolha de material didático para um determinado tipo de aula. Uma vez que não conhecemos de cabeça todos os materiais disponíveis para venda, as orientações são sempre bem-vindas.
Eu mesmo já trabalhei com vários materiais diferentes, de editoras diferentes, que seguem várias abordagens e metodologias diferentes, com foco em habilidades diferentes, direcionados para vários modelos de aulas diferentes com quantidades e objetivos de alunos diferentes.
Não raramente forneço indicações de muitos materiais e quando peço, normalmente também recebo indicações pertinentes.
Entretanto, um dos objetivos da DeProfPraProf é, entre outros, gerar a autonomia do professor de idiomas e por isso vou sugerir a melhor escolha de material didático de todos os tempos:
O SEU JULGAMENTO.
Vou explicar melhor o porquê e tenho certeza de que você vai se identificar…
Indicações na escolha de material didático
Alguma vez na sua vida você deu um conselho para alguém e essa pessoa não seguiu o que você sugeriu?
Tenho certeza que sim.
Alguma vez na sua vida alguém te deu um conselho e você não seguiu a sugestão recebida?
Também tenho certeza que sim.
Logo, por que as pessoas pedem conselhos se, na maioria das vezes, não vão segui-los?
Eu respondo: isso acontece porque a prática do aconselhamento é baseada nas experiências pessoais de um indivíduo, que são únicas.
Não é porque deu certo para mim que também dará certo para você.
Há uma infinidade de variáveis que podem alterar todo o rumo da situação e da consequente escolha.
Quando você me pede uma sugestão para a escolha de material didático para trabalhar com iniciantes, imagine quantas variáveis existem:
1. Quantidade de alunos na aula?
2. Idade dos alunos?
3. Nível dos iniciantes: real begginers (nível zero) ou false beginners (começarão do início mas já tiveram algum contato prévio)?
4. Valor máximo disponível para adquirir o material?
5. Aulas presenciais ou virtuais?
6. Objetivo do(s) aluno(s)? (Entrevista de emprego, viagem a turismo ou prova de proficiência)
E essas foram apenas as variáveis que eu me lembrei em um rápido brainstorming, certamente há várias outras.
Se apenas uma das variáveis acima se alterar, o material indicado pode não se adequar às necessidades da aula em questão para professores e alunos diferentes.
Vê como é complexo pedir um conselho para a escolha de material didático?
Mas não se assuste, vou agora te dizer o que pode agilizar a escolha de material, ao mesmo tempo que expande e atualiza os seus conhecimentos sobre metodologias e materiais ofertados no mercado.
Escolha de Material Didático na Prática
A melhor forma de fazer a escolha de material didático para você trabalhar com o seu aluno é avaliando-o você mesmo.
Pensando assim, siga as instruções abaixo e comprove como você se sentirá mais capaz, bem informado e no controle da situação quando for escolher e conversar sobre material didático com seus alunos:
1. Escolha uma livraria
Separe aproximadamente 3 horas de um dia útil qualquer e vá a uma livraria física (não servem lojas virtuais) especializada em livros pedagógicos internacionais (exemplos: SBS ou Disal), munido de canetas (pelo menos 2 cores) e da Ficha de Avaliação de Materiais Didáticos disponível para download gratuito no campo abaixo:
2. Converse com o atendente
Explique ao atendente que você é um(a) professor(a) de idiomas e está lá para avaliar diferentes títulos para escolha de material didático e definir qual(is) será(ão) usado(s) com seus alunos particulares, peça para que ele te mostre onde fica a prateleira com esse material e onde há uma mesa com cadeira para que você se sente e faça anotações;
3. Selecione os materiais
Monte pequenas pilhas de livros, respeitando os tipos de cursos e objetivos com os quais você normalmente trabalha. Por exemplo, 1 pilha para nível iniciante para adultos, 1 pilha para nível intermediário para adultos e 1 pilha para inglês para viagem e 1 pilha para FCE. Por questão de educação e organização da sua mesa e da livraria como um todo, pegue uma única pilha de cada vez;
4. Verifique os critérios
Folheie livro por livro e faça anotações de tudo que achar importante sobre cada material, contendo: nome do livro, editora, ano de lançamento, quantidade de unidades e páginas, nome da abordagem (ou descreva modelos de atividades, caso você ainda não consiga diferenciar as abordagens de cabeça), design, número de colunas por página e espaço livre para anotações dos alunos, tipo de ilustrações (fotos reais ou desenhos), material multimídia, materiais extras, quantidade de livros disponíveis para aquele título (student’s book, workbook, teacher’s book, tests book, CD separado, DVD separado) e se há materiais online e como acessá-los.
5. Classifique os materiais
Após fazer todas as anotações de 1 das pilhas, dê uma nota de 1 a 10 levando em conta a usabilidade de cada livro nas suas aulas e no seu estilo de lecionar. Essa nota é totalmente baseada no seu gosto, suas experiências e suas percepções acerca do material e de forma nenhuma deve ser considerada por outro professor como critério de escolha de material;
Finalizada a pilha, chame novamente o atendente, ajude-o a guardar a pilha na prateleira e peça a pilha seguinte determinada no passo 3 para refazer os passos 4 e 5 acima;
6. Peça um orçamento
Ao concluir todas as anotações de todas as pilhas de materiais e houver guardado tudo com a ajuda do atendente, pergunte-o sobre os valores (peça um orçamento por e-mail, se possível), formas de pagamento e possibilidade de entrega referente a todos os materiais anotados;
7. Pergunte sobre parcerias
Informe-se sobre a possibilidade de se cadastrar na loja e nas editoras e sobre como conseguir material de professor gratuito ou com descontos. Não utilize material fotocopiado!
8. Agradeça ao atendente pelo atendimento gratuito
Já que você ocupou espaço e tempo de atendimento por horas e não comprou nada, anote o nome dele, pegue o número de contato da loja e explique que orientará para que os alunos o procurem para comprar os livros que você indicar.
Após tudo isso, engano seu se acha que o atendente ficará irritado com você.
São esses tipos de professores, os investigativos e criteriosos na hora da escolha de material didático, que costumam enviar alunos para comprar os livros das lojas.
Os atendentes sabem disso e normalmente te tratarão muito bem.
Compra e Repasse de Materiais
Lembre-se de que você é um(a) professor(a) de idiomas e não representante comercial das editoras.
Conheço vários professores que ao migrarem para as aulas autônomas quiseram “facilitar” ou “agilizar” o curso do aluno recebendo o valor do material e fazendo a compra do livro por ele.
Ao fazer isso, o aluno desistiu das aulas ainda na primeira ou segunda aula e o professor, desamparado, teve de arcar com o prejuízo do livro até que encontrasse outro aluno que estivesse nas mesmas condições de ensino para poder repassar o livro comprado.
Por isso destaco que a responsabilidade financeira de comprar e repassar material didático das livrarias para os seus alunos não te compete e não compensa – salvo se tal “facilidade” fizer parte de uma cuidadosa estratégia comercial.
Concentre-se no que você faz de melhor e direcione seus alunos para que comprem do mesmo atendente que foi tão prestativo com você.
Conclusão sobre escolha de material didático
Como eu disse anteriormente no texto, conselhos e sugestões são entregues observando a experiência pessoal de uma pessoa e não necessariamente funcionarão para a todas as outras pessoas.
Assim, essa forma de escolha de material didático é o meu conselho a você que pode escolher por fazê-lo ou não.
Se você tiver algum outro critério ou forma de selecionar livros didáticos, compartilhe com os professores que estão lendo e deixe uma descrição nos comentários logo abaixo do texto, assim você auxiliará a todos com a sua experiência e ficaremos muito gratos!
Finalizo com uma observação:
Uma das maiores vantagens do professor particular de idiomas (sobre as escolas regulares e institutos de idiomas) é que ele pode fazer a escolha de material didático específico para cada aluno.
O professor particular tem a autonomia de se adequar à maneira com a qual o aluno aprende mais facilmente, ao passo que os institutos de idiomas precisam ter uma única metodologia, na maioria das vezes bem engessada, na qual os alunos é que têm que se adaptar.
Aviso de ouro: A observação acima pode e deve fazer parte do seu pitch de vendas de aulas particulares.
Boa pesquisa e escolha de material didático! Qualquer dúvida, pode nos enviar um e-mail ou mensagem pelo Instagram @DeProfPraProf