Afinal, o que é e como fazer a Sala de Aula Invertida?
Esse conceito está ficando cada vez mais famoso entre os Professores e Escolas, mas nem sempre é tão intuitivo saber quais as vantagens de usar essa estratégia em sala de aula!
Então, nesse artigo vamos ver tudo isso em detalhes…
Pra você já sair sabendo se essa técnica faz sentido para você e seus alunos!
Como e quando surgiu a Sala de Aula Invertida?
O conceito de Sala de Aula invertida, também conhecida como flipped classroom ou flipped learning, surgiu nos EUA em 1996!
A iniciativa foi criada pelos professores Maureen Lage, Glenn Platt e Michael Treglia, que lecionavam Microeconomia na Miami University em Ohio.
Eles perceberam que os métodos de ensino tradicionais não eram tão efetivos para o processo de aprendizagem de muitos estudantes.
Decidiram então tentar algo novo: inverter a ordem das etapas do método de ensino!
O que é a Sala de Aula invertida?
Em uma sala de aula tradicional, os alunos vão para aula e encontram um professor.
O professor explica o conteúdo aos alunos, depois entrega alguns exercícios de fixação para entender as informações passadas.
Em seguida, gera reflexões mais aprofundadas sobre aquele tema, fazendo ligações com outras ideias, disciplinas e atualidades, para contextualizar o que foi passado.
Resumindo, em uma visão macro, o modelo tradicional tem a explicação, o exercício e a contextualização
Quando a gente fala de sala de aula invertida, a ordem desses processos é alterada!
Ao invés de explicar o conteúdo em sala e mandar a tarefa para o aluno fazer em casa logo depois…
O professor envia alguma atividade para o aluno fazer antes mesmo daquele conteúdo ser passado.
Então o processo é antecipado.
Quando chega o momento da aula, o professor já vai conversar sobre o assunto da tarefa e parte mais rapidamente para a parte reflexiva, buscando conexões interessantes para os alunos.
Vantagens da sala de aula invertida
A estratégia da Sala da Aula Invertida possui muitos benefícios para a aprendizagem!
O primeiro é um ritmo de aprendizado melhor.
Imagine que você envia um material antecipado para os alunos, pode ser um exercício, uma atividade de pesquisa, um vídeo…
O aluno vai acessar aquela atividade ou tarefa sem precisar esperar o professor ou o restante da turma para fazerem juntos.
Ele faz quando ele quiser, na hora que ele quiser…
Como cada aluno tem um ritmo diferente de aprendizado, todos terão a oportunidade de absorver as informações da tarefa em casa, num tempo específico.
O segundo benefício é o estímulo da autonomia.
A aula invertida estimula a autonomia do aluno, porque ele sabe que deverá chegar na aula com uma certa compreensão do assunto que será abordado.
Caso contrário ele se sentirá perdido!
Isso inevitavelmente faz o aluno pesquisar algo sobre o tema e começar a raciocinar sobre o assunto
Os alunos sempre vão chegar com muitas dúvidas, é claro…
E isso também é muito positivo!
Afinal, quando você, enquanto curador, esclarece todo o conteúdo de uma forma mais abrangente na aula…
As lacunas de dúvidas dos alunos passam a ser preenchidas
A partir daí, você vai ajudar a identificar o que é verdade ou não, a validar conteúdo, fazendo reflexões, tirando dúvidas e auxiliando a ampliar aquele conhecimento.
Um terceiro benefício é o dinamismo da aula.
Como seus alunos naturalmente chegarão para a aula com dúvidas e conhecimentos prévios, a aula se torna mais dinâmica.
Essa é uma forma de tirar os alunos do papel passivo de ouvintes…
E colocá-los no papel de colaboradores de um debate!
A aula passa a ser mais interativa e engajante, pois o professor deixa de esperar que os alunos participem, uma vez que criou de forma mais natural um motivo para a participação.
Toda essa dinâmica ajuda a aula a ser mais rápida e proveitosa, levando o aluno a compreender melhor o assunto abordado e fazer uma reflexão mais aprofundada do tema.
Como fazer sala de aula invertida?
Você provavelmente já entendeu a lógica por trás do conceito até aqui.
Mas vale lembrar que o método da Sala da Aula Invertida, justamente por ser mais flexível, não terá um passo a passo fixo para funcionar.
Muitas atividades e propostas diferentes podem ser passadas para os alunos antes da aula.
Por isso, é preciso que você seja criativo e pense fora da caixa também…
Algumas formas de atividades que podem ser enviadas aos alunos são:
- Assistir a um vídeo enviado pelo professor
- Realizar uma pesquisa sobre o tema
- Escrever um texto comentando o que eles já sabem sobre tema
- Questões abertas sobre o assunto
- Discussão em grupo com geração de três perguntas sobre o tema
- Comentar uma questão polêmica sobre o tema
E por aí vai…
A lista é infinita e essas atividades também podem ser mescladas.
Por exemplo, ao assistir um vídeo enviado pelo professor, o aluno precisa anotar três perguntas e levar para a aula ou então explicar brevemente a estrutura daquele tema.
O importante no momento de selecionar as dinâmicas que você vai escolher é se perguntar:
Quais propostas farão meus alunos se tornarem mais autônomos, se interessarem pelo conteúdo e desejarem se engajar na aula?
Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre a sala de aula invertida, você pode ver o vídeo sobre esse tema clicando aqui.
E talvez você também goste desse vídeo sobre como dar aulas interativas!