Introdução
A busca por novos alunos particulares é uma tarefa árdua, mas e se você usar a panfletagem como uma estratégia eficaz para conseguir novos alunos?
Neste artigo, vamos falar sobre como a panfletagem offline, através da entrega de flyers, folders, panfletos e cartazes ainda pode ser um meio efetivo para atrair novos alunos particulares.
Não basta apenas criar panfletos bonitos e coloridos, é preciso que esses materiais se proponham a resolver um problema específico do seu público-alvo, instiguem a curiosidade e contenham uma chamada para ação (CTA) clara e direta.
Lembre-se, assim como excelentes posts em redes sociais, seus materiais impressos precisam ser planejados estrategicamente para que você alcance o resultado esperado.
O panfleto ruim
Assim como em redes sociais, um dos principais erros de quem utiliza panfletagem para conquistar novos alunos particulares de idiomas é a criação de um flyer ruim.
Um panfleto feio com excesso de cores, fontes e imagens com contraste ruim dificultam a leitura e fazem com que o material seja descartado rapidamente.
Os professores que participam da Mentoria MAC sabem bem e vou compartilhar aqui também: O mesmo vale para um flyer com excesso de informações. Ainda que seja bonito, também será ignorado.
É duro, mas você sabe que é verdade.
Certeza que já jogou um tanto de flyer no lixo porque não deu vontade de ler.
Além disso, é importante ressaltar que um flyer não é uma proposta comercial. Não adianta colocar um caminhão de informações sobre detalhes do curso e valores.
A falta de uma CTA (Chamada para a Ação) clara também faz com que as pessoas leiam, mas não tomem a próxima ação.
É preciso definir exatamente qual é a ação que se espera que o leitor tome, como escanear o QR code ou mandar uma mensagem para o número X, por exemplo.
O flyer precisa ser elaborado de maneira estratégica e que se comunique diretamente com o público-alvo.
Lembre-se de focar nos benefícios que o seu curso de idiomas proporciona para as necessidades e interesses do seu público-alvo.
Inclusive se não entrou para a MAC ainda, bora lá: https://deprofpraprof.com.br/mac/?utm_source=blog
O que não fazer com o seu flyer
Agora que você já sabe o que não deve fazer com o seu flyer, é importante também entender o que deve ser evitado na hora de distribuí-lo.
Uma prática culturalmente comum é colocar o flyer em locais públicos, como mesas de restaurantes, recepções e secretarias.
Vocês não imaginam o quanto isso é uma péssima estratégia, apesar de que “todo mundo” faz.
As pessoas que passam por ali normalmente não estão procurando por aulas particulares e já têm uma sobrecarga de anúncios por perto.
Outra prática ruim é colocar o flyer no para-brisa de carros, pois além de ser poluente, pode manchar o veículo de tinta se chover e ainda possivelmente não atinge o público-alvo correto.
Em vez disso, procure entregar o seu material impresso em locais com grande tráfego de pessoas que compõem o seu público-alvo.
Você deve inovar na entrega, criando situações inusitadas que chamem a atenção das pessoas e deixem-nas curiosas sobre o que está acontecendo.
Às vezes, ações simples e criativas podem fazer toda a diferença, como usar fantasias ou abordar as pessoas com uma pergunta interessante.
Você também pode contratar uma empresa ou pessoas para distribuir o seu flyer, desde que sejam criativos na abordagem.
Lembre-se de que a entrega do seu flyer é apenas o primeiro passo.
Para obter sucesso, é importante ter uma mensagem clara e objetiva que resolva uma dor específica do seu público-alvo, além de uma chamada para ação (CTA) que direcione o leitor para uma ação simples e clara.
O que você resolve?
Sempre que pensarmos sobre panfletagem para conseguir novos alunos particulares é importante entender a questão mais básica e fundamental do marketing:
Qual é a dor do seu público-alvo e como seu curso pode ajudá-lo a resolvê-la.
É sério, leia com atenção porque a quantidade de gente que erra isso é bizarra:
Ao invés de focar em detalhes técnicos do seu curso, tais como duração e preço, foque nos benefícios que o aluno terá ao aprender com você.
Por exemplo, se seu curso de inglês ajuda alunos a se comunicar melhor no trabalho, destaque isso em seu flyer.
Pense em perguntas que seus alunos costumam fazer, ou problemas que eles enfrentam, e use isso como base para criar uma mensagem clara e direta em seu flyer.
Ah, e claro…
Use uma linguagem simples e acessível em seu flyer.
Evite jargões técnicos e termos complicados, e opte por uma linguagem mais coloquial e amigável.
Isso tornará seu flyer mais fácil de ler e entender, e fará com que seu público-alvo se sinta mais à vontade para entrar em contato com você.
Se você está procurando alunos de inglês, não faz sentido um flyer todo em inglês que eles não saibam ler, né?
Por fim, é importante ter em mente que seu flyer é apenas um ponto de partida para uma conversa mais ampla com seus potenciais alunos.
Com isso espero que você tenha entendido para não tentar vender seu curso inteiro em um único flyer, mas sim usá-lo para despertar o interesse e gerar uma conversa.
Ao invés de focar em detalhes técnicos, destaque os benefícios de seu curso e deixe que seus alunos descubram mais sobre ele por meio de uma conversa pessoal.
Isso é básico de marketing e você desenvolve bem a fundo, para trazer muitos alunos particulares, lá na MAC: https://deprofpraprof.com.br/mac/?utm_source=blog
Para quem você resolve?
Na seção anterior, você definiu a dor do seu público-alvo que sua aula particular resolve.
Agora é o momento de definir para quem você resolve esses problemas.
Isso significa que você precisa saber quem é seu público-alvo, para quem você quer vender seus serviços de ensino de idiomas.
Essa definição de público-alvo é crucial para que sua panfletagem seja entregue a pessoas que tenham maior potencial de se interessar pelo que você está oferecendo.
Para definir seu público-alvo, comece pensando em quem você gostaria de ensinar.
Quais são as características que essa pessoa tem? Qual é a idade dela? Qual é sua profissão? Qual é o nível de renda?
Essas são algumas das perguntas que você pode fazer para definir seu público-alvo.
Quanto mais detalhada for sua definição, mais fácil será encontrar essas pessoas e entregar seus panfletos para elas.
Depois de definir seu público-alvo, você também poderá escrever um texto que converse melhor e seja mais interessante se souber com quem está falando.
Ou seja, você pode usar uma linguagem mais adequada, com palavras e expressões que seu público-alvo entenda e se identifique.
Dessa forma você conseguirá chamar a atenção de forma mais eficiente e garantir que suas panfletagens sejam mais eficazes.
Lembre-se de que o objetivo é conquistar novos alunos particulares de idiomas, por isso, é importante que você trace exatamente quem é seu público-alvo.
CTA para materiais impressos
Agora que você já sabe como criar um flyer eficiente e persuasivo, é importante ter uma chamada para ação (CTA) clara e direta. A CTA é o que direciona o leitor para a próxima etapa do processo, seja entrar em contato com você ou visitar o seu site.
Via de regra: Tem que ser clara e concisa.
Não adianta colocar várias CTAs no mesmo material, assim como também não adianta só colocar um número de telefone e achar que as pessoas vão ligar.
Prefira dizer exatamente qual é a ação que você quer que o leitor tome, como escanear o QR code ou mandar uma mensagem para o número X.
Lembre-se de que a CTA precisa conversar diretamente com o seu público-alvo, direcionando-o a tomar uma ação simples e objetiva.
Resultados
Como você sabe se está funcionando? Como pode medir o retorno do investimento em panfletagem?
A resposta é simples: faça um acompanhamento planilhado dos resultados.
Ao criar e distribuir seus materiais impressos, faça uma planilha que registre todos os detalhes da campanha, como quantos panfletos foram entregues, em quanto tempo, em qual dia, qual horário, em qual local e quantas pessoas entraram em contato.
Isso permitirá que você tenha uma visão geral de como a campanha está funcionando e possa identificar pontos de melhoria ou ajustes que precisam ser feitos.
Com essas informações em mãos, você poderá variar as ações e ter uma métrica do que funciona mais e menos para a sua realidade.
Lembre-se de sempre avaliar os resultados obtidos para melhorar o desempenho de suas campanhas futuras.
Lembre-se de que uma boa taxa de interessados vindo de uma campanha de entrega de panfletos é de 3% a 5% em média, ou seja, a cada 100 flyers entregues, deve-se conseguir iniciar uma conversa com 3 a 5 pessoas.
Mas lembre-se de que esses números podem variar de acordo com o local, o público-alvo e a abordagem escolhida.
Portanto, é fundamental acompanhar de perto os resultados e fazer ajustes sempre que necessário.
Seção 8: Então ficamos assim:
Em conclusão, a panfletagem offline ainda é uma estratégia eficaz para os professores particulares de idiomas conseguirem novos alunos particulares.
Ao criar materiais impressos bonitos, diretos e objetivos, que resolvam os problemas do público-alvo, instiguem a curiosidade e contenham uma CTA clara e direta, os professores podem aumentar suas chances de sucesso.
Além disso, é importante evitar práticas inadequadas, como a distribuição em locais públicos e colocar flyers em para-brisas de carros, e, em vez disso, procurar lugares com grande trânsito de pessoas que compõem o público-alvo.
Lembre-se de quantificar seus resultados para ter uma ideia do que funciona melhor para a sua realidade.
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