Neste artigo eu quero falar sobre professor que cobra barato (mas muito barato mesmo)!
Como é que fica essa questão do sucateamento dos preços, do sucateamento da profissão?
Já presenciei muitos professores colocando em grupos de WhatsApp e redes sociais que encontraram um professor que cobra quase nada, que cobra muito pouco.
Por exemplo, R$15,00 a hora da aula particular.
Isso é praticamente o mesmo que pagar para trabalhar!
E nessas situações, surge um monte de comentários de pessoas cada vez mais bravas, falando que isso é um absurdo mesmo.
Que o professor tinha que ser mais valorizado, que cobrar assim é uma falta de vergonha.
Então, eu vou comentar o meu ponto de vista sobre essa postura de professores que cobram pouco demais…
O que está por trás de um professor cobrando barato?
A primeira coisa, é entender que provavelmente a gente tem duas situações aqui:
Pode ser que esses professores cobram muito pouco porque é uma estratégia de marketing deles, uma estratégia comercial que eles trabalham.
E se está dando certo pra eles, então eles estão sendo mais espertos, porque está funcionando.
Nesse caso, não tem como eu dizer que está errado…
Por outro lado, podem ser professores que não sabem que podem cobrar mais.
Seja qual for o pensamento por trás, o que importa saber é que na cabeça deles, o que dá pra cobrar é aquilo.
Então, não adianta apenas dizer para esses professores que eles estão errados.
O que adianta, é ajudar esses profissionais a melhorarem. Ajudá-los a ter ideias diferentes, a refletirem de forma diferente sobre aquilo que eles já estão fazendo.
Que é basicamente o que eu faço todos os dias aqui na DeProfPraProf!
Principalmente dentro da Imersão Missão Agenda Cheia, que você pode conhecer nesse link!
Então vamos lá, que eu vou te dar exemplos dessas duas situações…
O caso de sucesso de uma escola cobrando barato
Pensando no caso do preço barato ser uma estratégia comercial:
Vou te contar uma história… e é uma história verídica.
Tem uma certa cidade aqui no Brasil com aproximadamente 650 mil habitantes, e anos atrás uma escola nessa cidade começou a vender um curso de inglês, duas vezes por semana, a R$80,00 mensais, sendo que cada aula tinha uma hora.
Quando eu fiquei sabendo, pensei:
“Ou deve ser um lixo de escola, ou vai quebrar daqui seis meses.”
Normalmente é isso que acontece. E aí a escola foi crescendo cada vez mais.
Pensei de novo: “Alguma coisa de bom tem, porque se fosse um completo lixo não estaria crescendo.”
Quando tive notícias novamente dessa mesma escola, 3 a 4 anos depois, ela tinha expandido da primeira unidade para mais duas.
Então, estavam com 3 no total: A matriz e mais duas filiais na mesma cidade em pontos opostos estratégicos.
Um deles era em frente ao shopping.
Nesse shopping funciona vários escritórios de call center, com muitas pessoas que trabalham em telemarketing com idade em torno de 18 a 22 anos, começando a faculdade.
São pessoas que se interessam em fazer inglês, mas que não têm muito dinheiro, por isso é um público que se interessa por cursos de R$80,00.
Em um período de 3 a 4 anos essa escola mais do que triplicou de tamanho.
Isso foi aproximadamente em 2014, quando abriu a primeira unidade da escola.
Foi uma estratégia de marketing muito bem pensada, muito bem planejada, por isso funcionou dessa forma.
Essa é uma escola boa, não é a melhor da cidade, está muito longe de ser, mas eles ganham em quantidade:
Tem um montão de alunos que pagam um pouquinho cada um e eles ganham muito por causa da quantidade de vagas que estão oferecendo.
Então, é uma estratégia que funciona, e esse caso mostra que não é errado cobrar barato, desde que se tenha um plano bem elaborado por trás.
O caso de professores fazendo do jeito errado
No caso dos outros professores que mencionei, a maioria não tem experiência, então eles acham que não vão dar conta de sustentar uma agenda de alunos cobrando o valor que acham justo.
Muitos professores assim já passaram pelos cursos da DeProfPraProf, e observei o seguinte perfil em todos eles:
Geralmente, eles não tinham segurança profissional o suficiente e não se viam capazes de cobrar.
Eles acreditavam que não teriam alunos suficientes se cobrassem um pouco mais caro.
Outros achavam que, se não cobrassem aquele preço, não teriam alunos de jeito nenhum e como precisam de alunos para pagar as contas, não tinham muita escolha…
Esses professores precisam mais de ajuda do que de críticas.
Se encontrar esse profissional, converse com ele e pergunte como funciona esse programa e porque ele está cobrando tão pouco.
E aí, se for o caso de ele não saber o que está fazendo, e até desejar cobrar mais…
Você pode indicar a DeProfPraProf, que ensina o professor a precificar o seu trabalho, a cobrar melhor dos seus alunos, a vender mais e até ter uma estrutura financeira, administrativa, gerencial e pedagógica com as suas aulas particulares.
Isso é mostrar para essa pessoa que ela pode fazer mais, cobrar mais, que ela pode receber mais por menos horas.
E isso é muito possível, desde que se tenha também uma estratégia administrativa, financeira e comercial bem elaborada nas aulas particulares.
Então, agora é importante falar sobre o termo “sucateamento”…
Por que professores cobrando barato não são um problema?
Para que uma área do mercado seja sucateada, é preciso que uma fatia muito grande dos profissionais daquele mercado se unam e comecem a cobrar um valor muito menor ou muito maior do que o restante.
E para isso acontecer, seria quase que um cartel, o que é ilegal no Brasil.
Então não é assim que funciona.
Um, dois ou três profissionais dentro de um mercado de 100, 200 ou 300 profissionais não vai conseguir sucatear o mercado, pois eles sozinhos não têm força de vendas suficiente para isso.
As pessoas não estão vendo a fatia que esse professor pega pra ele é muito pequenininha e não é suficiente para causa esse tipo de problema no mercado.
O exemplo da Coca-Cola e o que podemos aprender
Imagine, por exemplo, a Coca-Cola, que está cada vez mais cara…
Eu não sei te falar quanto custa a Coca-Cola hoje, porque quando você ler esse texto, ela vai estar mais cara do que está agora.
Atualmente, ela está encarecendo quase na mesma proporção que a gasolina.
E a Coca-Cola tem um monte de concorrentes muito mais baratos, mas nem por isso ela vai abaixar o seu preço.
Ao contrário, ela vai continuar subindo, porque ela sabe que tem uma qualidade diferente, tem um marketing diferente, um nível de rede de indicação muito diferente etc.
Essa empresa sabe que ela consegue cobrar R$4,00 na lata e que você vai pagar, e vai pagar feliz, sabendo que está tomando a Coca-Cola de R$4,00.
Se você for comprar outro refrigerante de cola, que custe R$2,00… talvez você desacredite da qualidade e nem compre só de olhar o preço.
Não significa que o outro refrigerante é ruim, às vezes até muito gostoso, mas o preço faz parte da estratégia de marketing e pode mudar a sua percepção de um produto.
Como trabalhar menos e ganhar mais
É basicamente a mesma coisa com os professores:
Se temos um profisisonal cobrando R$10 a hora aula, e outro cobrando R$60, é provável que ambos terão público se divulgarem do jeito certo.
Mas quem tem condições de pagar R$60 está procurando uma qualidade maior, então vai olhar pra aquele de R$10 e vai pensar:
“Eu não vou fazer com esse cara, que eu vou perder um tempão na minha vida. Vou no de R$60 que é melhor”.
O mesmo acontece com aquele aluno que tem condições de pagar R$150 no preço do dólar, e pode considerar que o professor que cobra R$60 não vai atender às suas expectativas.
Até porque há clientes que não têm condições de fazer aula com você e precisam fazer aula com aquele outro professor que cobra mais barato.
O problema não está nos profissionais, está talvez na sua captação.
Eu sempre digo (e tenho ensinado professores a fazer isso) que você pode cobrar pelas suas aulas o valor que você quiser.
O segredo está em, depois disso, saber se comunicar com aquele público que deseja fazer aulas com você e que pode pagar por isso.
Inclusive, tenho vários exemplos de professores dentro da MAC cobrando tranquilamente mais de R$100 ou R$150 a hora aula
Por isso, deixo aqui o convite para você também vir aprender como fazer isso, além de estruturar o seu negócio de aulas particulares como você nunca imaginou!
Conheça a Imersão Missão Agenda Cheia nesse link e surpreenda-se com os depoimentos dos Professores que largaram as escolas para ganhar 5x mais com suas aulas particulares
Nos vemos nos outros textos aqui do blog ou lá dentro da MAC!