Nesse ensino “híbrido” da pandemia será que acontecem mais aulas online, ao vivo ou gravadas?
Fala, professor! Nesse artigo quero falar um pouco sobre esse medo que existe de ser ou não substituindo pela tecnologia. Também vou falar de aulas ao vivo, aulas gravadas, interação…
Esse não é um vídeo em que eu vou te ensinar sobre plataformas ou ferramentas, nós já temos uma playlist no YouTube com vários vídeos explicando sobre isso!
Hoje eu quero falar sobre uma reflexão muito interessante.
A frase que separa Professores no século XX
Esses dias bati um papo com um colega professor aqui na minha cidade, ele trabalha numa escola particular, com nível fundamental e médio, bem conhecida na cidade e com condições financeiras razoáveis…
E ele estava me contando que, após muitos meses dentro da pandemia, alguns professores já migraram completamente para o online. É o caso dele, pois é alguém que estava acostumado e gosta muito de mexer com tecnologia.
Mas também existe o ponto oposto pois lá dentro da escola dele ainda há professores tentando se segurar e evitar ao máximo possível as aulas online…
E isso é um negócio muito interessante, então perguntei: qual justificativa os Professores têm dado para não querer mergulhar de cabeça nas aulas online e fazer todo esse ambiente de educação online acontecer?
E ele me disse uma frase, que é uma frase triste, mas é uma frase muito mais comum do que a gente gostaria que fosse. Eu inclusive ouço com frequência, apesar de ela ser menos comum entre os Professores Particulares, que é com quem eu trabalho:
“Eu já tenho 30 anos de carreira, eu não quero perder o controle da aula com os meus alunos, do conteúdo que eu estou entregando. Eu não quero ser substituído pela tecnologia!”
Essa é uma frase muito comum e ela é muito verdadeira até certo ponto, por isso é muito importante que você leia esse artigo com o coração aberto…
A tecnologia pode ser um problema?
Eu não estou falando só de professores experientes, esse caso era de um professor com décadas de sala de aula, mas a mensagem que eu tenho aqui é para todos os professores, independente de idade ou de quantos anos de experiência você tenha.
Todos os Professores precisam entender que eles vão sim ser substituído por computadores, desde que aquilo que você está fazendo seja substituível por uma inteligência artificial!
A nossa capacidade de interação e de pensar fora da caixinha, fora do que estava programado, é justamente o maior diferencial do ser humano em relação a qualquer tipo de programação ou robô.
Os robôs não conseguem sair daquilo que foi programado.
Mesmo que os robôs tenham cada vez mais habilidades e recursos para recombinar informações e tentar criar algo, nós sempre seremos melhores nisso…
Desde que a gente queira ser!
E desde que a gente queira criar aulas que sejam baseadas justamente nessa característica humana de ser criativa e inovadora de uma forma que a tecnologia não é capaz de fazer.
Se a sua aula é sempre aquela aula que o aluno pode olhar no Google, ele vai olhar no Google. Por que o Google é muito bom! Qualquer pessoa com acesso e conhecimento sobre o Google vai usar, inclusive você Professor…
Então se a sua aula é a mesma coisa que o aluno vai encontrar lá no Google com uma pesquisa aleatória, porque ele precisa de você?
Sim, você vai ser substituído.
Se a sua aula pode facilmente ser gravada e replicada para os alunos, por que eles precisam de você?
É muito mais caro para a escola manter você dando sempre a mesma aula quadrada e sem interação do que gravar essa aula, disponibilizar para os alunos e colocar alguém para tirar dúvidas via chat.
Informações expositivas já estão na Wikipédia. Já estão no Google.
Mas, se você resolve mergulhar na ideia das aulas do século 21, se você resolve aprender coisas nova e se propõe a construir conhecimento junto com seus alunos, aí sim você não será substituído pela tecnologia!
Então, é importante que o seu ego entenda que se você se vê como detentor do conhecimento, você já perdeu esse posto há muitos anos para o Google.
E (desculpe a sinceridade) para a enciclopédia Barsa também, no século passado.
Mas a boa notícia é que isso não precisa seguir sendo assim…
O que faz você ganhar da tecnologia?
Entenda que o professor de é o que constrói conhecimento junto com os alunos, que sugere atividades, que pode sim entregar conhecimento, mas que sabe articulá-lo com atividades interativas.
De forma que o aluno tenha que pensar, tenha que construir o conhecimento.
Afinal, é ou não é verdade que quando você, professor, tem alguma dúvida você não vai lá no Google pesquisar?
O seu aluno deveria fazer a mesma coisa durante as aulas!
O aluno deveria poder se deparar com determinados problemas que você entrega a ele, e ele tem que ir lá no Google descobrir como é que faz para resolver aquele problema.
É assim que a gente cria conhecimento, e é assim que a gente vai evitar ser substituído por uma aula gravada ou por um robô qualquer.
Portanto, para você aprender as melhores formas de fazer isso e conseguir trocar figurinha com outros professores, você precisa pertencer a grupos onde possa trocar ideias!
Mas de preferência não aqueles que estão na sua escola, porque eles estão na mesma vibe, eles estão ali dentro dos mesmos problemas e a gente tem dificuldade de ver as coisas fora nesses casos.
Como encontrar apoio para sair da caixa?
Por isso, é nesse momento que você precisa, por exemplo, se colocar à disposição para conhecer uma assinatura com a #TeamProfers!
Um grupo de network para Professores de Idiomas com integrantes selecionados que vão te apoiar a pensar de outras maneiras, que vão sugerir o que eles têm feito em sala de forma inovadora e surpreendente…
Imagina ter dezenas de professores de alto nível compartilhando experiências reais e sugerindo coisas diferentes para fazer em relação aos problemas de sala de aula?
É isso que a #TeamProfers te oferece, então para conhecer e porque centenas de Professores de Idiomas têm se maravilhado com esse grupo e transformado suas carreiras, clique nesse link!
Eu te vejo lá dentro da #TeamProfers junto com os Professores do século XXI ou no próximo conteúdo, muito sucesso para você e até breve!